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Filmes: Alien ─ Predator ─ Blade Runner, como ver por ordem de lançamento

Ordem de Lançamento

Alien – O Oitavo Passageiro – 22 de Junho de 1979

Alien, dirigido pelo realizador Ridley Scott, é um novo estilo de filme de terror (à data) onde a maioria da ação decorre nos espaços confinados de uma nave espacial. Este estilo, aqui tecnicamente magistral, elevou-se acima de muitos outros filmes do género como um porta-estandarte. Os seus efeitos especiais e de impressionante design de produção premiados (vencedor de um Oscar e um BAFTA nestas categorias) dão vida a um mundo dominado por corporações, proporcionando um cenário adequado para o elenco. Enquanto a tripulação da nave de carga de mineração Nostromo é abatida uma a uma, a criatura misteriosa e a orquestração diversificada aumentam a tensão nos corredores apertados. À medida que o medo se intensifica a cada passo, a tripulação luta para sobreviver ao ser alienígena que ameaça as suas vidas a cada curva na escura nave.

Este filme marcava a introdução de Ripley na série, os terríveis “face-huggers”, o xenomorfo, bem como o primeiro vislumbre da nave e das espécies apresentadas nas prequelas lançadas várias décadas depois.

Blade Runner – Perigo Iminente – 25 de Junho de 1982

A ação de Blade Runner (também realizado Ridley Scott e vencedor de 3 prémios BAFTA) passa-se num futuro distópico de Los Angeles, onde enormes arranha-céus cobrem a cidade e megacorporações governam os Estados Unidos da América. A história do filme segue Rick Deckard, que sai da reforma para caçar quatro replicantes Nexus-6 foragidos que roubaram uma nave espacial e entraram ilegalmente na Terra para encontrar o seu criador, o Dr. Eldon Tyrell. O objetivo: prolongar mais o seu tempo de vida, já que os replicantes apenas podem viver quatro anos. A história evolui a partir daí, e Deckard deve equilibrar o seu dever como um “Blade Runner” – o nome dado aos polícias que caçam os androides foragidos – e entender a perspetiva do outro lado.

Aliens: O Recontro Final – 18 de Julho de 1986

Sete anos após o lançamento de Alien, uma sequela surge vinda de um jovem realizador, James Cameron. Recém saído do seu sucesso com “O Exterminador Implacável (1984)”, Cameron reiniciou Alien mais como um filme de ação, mas centrado no mesmo protagonista. A história é semelhante, mas a desenrolar-se em diferentes circunstâncias ─ Ripley desperta de um hiper-sono várias décadas após os eventos ocorridos a bordo da Nostromo. Os xenomorfos agora têm de enfrentar os temíveis fuzileiros navais coloniais armados “até os dentes”, incluindo o saudoso Bill Paxton (Apollo 13), Michael Biehn (O Exterminador Implacável) e Al Matthews. O design de produção e os efeitos especiais estão novamente na vanguarda e são um dos pontos fortes do filme, que ganhou o Óscar de “Melhores Efeitos Visuais” e “Melhor Edição de Som”. Foi indicado para sete prémios no total, incluindo “Melhor Atriz em Papel Principal”, graças à atuação da versátil e astuta de Sigourney Weaver como Ripley.

Predador – 12 de Junho de 1987

Situado no tempo mais de 100 anos antes da série Alien, Predator é um filme de ação independente, dirigido por John McTiernan (Die Hard) – e é excelente nisso. Arnold Schwarzenegger interpreta o Major Alan ‘Dutch’ Schaefer, um soldado das Operações Especiais do Exército dos EUA chamado para resgatar alguns reféns mantidos presos aparentemente por um grupo miliciano, numa selva da América Central. Mas, mal sabem que com eles na selva há uma presença alienígena mortal à espreita e a observar todos os movimentos da equipa de Dutch ─ que também inclui Carl Weathers como Dillon e Shane Black como Hawkins.

Predador 2 – 19 de Novembro de 1990

Schwarzenegger não voltou para a sequela direta de Predator, agora na direção de Stephen Hopkins (Perdidos no Espaço), ação que se desenrola pela perspetiva do detetive da LAPD, Mike Harrigan, interpretado por Danny Glover. A ação ocorre em toda a cidade num cenário de cartéis de drogas em guerra, marcando uma mudança significativa de cenário em relação à paisagem da selva do original. Após o lançamento, os críticos não foram muito gentis com Predator 2, embora notavelmente o filme tenha ganho o estatuto de filme de culto nas décadas que se seguiram.

O filme foi lançado depois que a história de comics original de “Alien vs Predator” foi publicada, portanto, já apresenta um crânio de Xenomorfo numa das cenas, o primeiro grande reconhecimento de um mundo compartilhado entre as duas criaturas.

Alien 3 – A Desforra – 22 de Maio de 1992

Depois de vários anos de experiência na realização de videoclipes, o jovem diretor David Fincher (Seven) recebeu a oportunidade para poder dirigir o terceiro filme da saga Alien, vencedora do Óscar. É um filme “mata todos” que se passa numa prisão. A nossa heroína Ripley de Aliens retorna para lutar com os xenomorfos.

A entrada de Fincher tentou a continuação da tradição vencedora de Óscar, mas desta vez ficou-se nas nomeações para Melhores Efeitos Especiais e ainda falhou em capturar os elogios do público como Alien ou Aliens antes dele. A produção tumultuada viu Fincher a sair do projeto perto da sua conclusão, resultando num produto final obviamente misto. O crescente coro de apoio ao filme de Fincher aumentou lentamente ao longo das décadas desde o seu lançamento, em parte graças ao lançamento de “Alien 3: The Assembly Cut” – uma versão do filme mais alinhada com a visão de David Fincher para a história.

Alien: O Regresso – 26 de Novembro de 1997

Foram precisos mais cinco anos, mas Alien voltou, com a entrada final na saga de Weaver, “Alien Resurrection”. Escrito por Joss Whedon (d’Os Vingadores – Marvel) e dirigido por Jean-Pierre Jeunet (Amelie), Alien: A Ressurreição ressuscita Ripley após o seu sacrifício ardente no final de “Alien 3” na forma de um clone, centenas de anos após a sua morte. Os mesmos cientistas que a criaram cultivam também xenomorfos, o que acaba por ser uma má ideia quando todos conseguem fugir do confinamento. É um filme cheio de ação, mas levado ao exagero e que carece da intensidade ou do peso dramático que tornou a série num nome familiar. Muitos consideram este o pior filme da saga, o que foi uma pena para a despedida da nossa heroína Ripley.

AVP: Alien vs. Predador – 13 de Agosto de 2004

Após anos de muita discussão, pequenas dicas ou “easter eggs” em vários filmes e vários encontros em histórias nos comics, “Alien vs Predator” foi finalmente trazido para o grande ecrã “Paul W.S. Anderson” (Resident Evil, Event Horizon). Um grupo de cientistas viaja sob o gelo da Antártica para explorar um sítio arqueológico recém-descoberto. Lá, eles encontram e despertam acidentalmente uma rainha xenomorfa que começa a produzir os ovinhos que todos adoram. Os alienígenas Predadores são alertados e têm de voltar à Terra para limpar a casa. A adaptação para PG-13 que fundiu duas séries com classificação R (para maiores de 18) teve de lutar para capturar a ação emocionante que nos habituamos em “Predator” ou a intensidade arrepiante de “Alien”, resultando numa entrada emblemática pouco aterradora.

Aliens vs. Predator – Requiem – 25 de Dezembro de 2007

Depois de uma entrada sem muito brilho em AVP: Alien vs. Predator, a Fox voltou a comprometer-se com a sequela “AVPR”. Foram atrás dos melhores artistas de efeitos visuais, e a escolha recaiu na dupla dos irmãos Strause, Colin Strause e Greg Stratuse, para dar seguimento à entrada de Anderson. A história de uma cidade cercada por xenomorfos e abraçadores de rosto (“face-huggers”) de uma nave predadora acidentada carece do elenco de estrelas ou de um cenário de ficção científica que tornou a saga de Alien visualmente cativante. Além disso, toda a imagem é prejudicada pela constante escuridão – possivelmente numa tentativa de compensar o orçamento reduzido – tornando a maioria do filme numa batalha para os espetadores. As representações fiéis da eficiência do predador contra o flagelo cruel dos xenomorfos e um roteiro com referências a ambas as sequências ajudam a tornar este filme num filme que alguns fãs puderam apreciar, mas o público teve dificuldade para se conectar ao material.

Predadores – 7 de Julho de 2010

Foram precisos 20 anos para aparecer um novo filme da série Predator, desta vez com Robert Rodriguez na realização, com um novo e arrojado capítulo da saga Predador. Com o título pluralizado, um aceno deliberado ao segundo filme da série Alien, mas, além disso, não há conexões importantes a registar. A ação situa-se num ponto não especificado no futuro, onde Adrien Brody encabeça o elenco como Royce, um mercenário, que relutantemente lidera um grupo de soldados de elite numa misteriosa missão num planeta alienígena. À exceção de um médico caído em desgraça, todos são assassinos impiedosos – mercenários, gangsters, criminosos e membros de esquadrões de morte – “predadores” humanos. Mas quando começam a ser sistematicamente caçados e eliminados por um alienígena inacreditavelmente cruel, torna-se claro que agora eles são as presas!

Prometheus – 8 de Junho de 2012

Ridley Scott volta à série Alien 33 anos depois com uma prequela de Alien, Prometheus. O filme conta-nos uma história sobre um grupo de cientistas em busca dos criadores da humanidade, retratado com esplendor e horror. É uma história de exploração e identidade que está no seu melhor quando se explora estes conceitos. A temática parece ser sacrificada em favor dos cenários grandiosos, mas os efeitos especiais, o roteiro e os personagens são também cativantes até os créditos. O espetador poderá sentir um pouco a falta da inovação técnica introduzida em “Alien”, mas há uma qualidade mágica em assistir Ridley Scott a trabalhar com ferramentas modernas no universo que ele estabeleceu durante numa era diferente do cinema. Infelizmente, não passou das nomeações para os prémios Oscar e BAFTA.

Alien: Covenant – 19 de Maio de 2017

Cinco anos depois, Ridley Scott retorna com a sequela de Prometheus, agora com uma forte fusão dos eventos de Prometheus com o mundo de Alien. Focado em David de “Micahel Fassbender”, um autómato androide semelhante a Ash ou Bishop das sequências anteriores de “Alien”, Alien: Covenant aprofunda as questões sobre a humanidade e a identidade introduzidas anteriormente, simultaneamente oferece muita ação com os xenomorfos, de tirar o fôlego. É fortemente apoiado em CGI, mas os visuais e a história criam uma continuação digna que fortalece e supera o seu antecessor imediato. Opta por uma exploração temática mais filosófica e metafórica do que pela crítica corporativa e, como Prometheus, está no seu melhor quando escapa dos limites dentro dos quais a série foi estabelecida.

Blade Runner 2049 – 3 de Outubro de 2017

Foram precisos 35 anos para surgir esta sequela, com Denis Villeneuve a dirigir, e Hampton Fancher e Michael Green retornaram como roteiristas. O elenco repleto de grandes atores, incluindo Ryan Gosling e Harrison Ford, que voltou ao seu papel como Rick Deckard, Ana de Armas e Sylvia Hoeks. A história continua trinta anos após os eventos anteriores onde um novo Blade Runner, o agente do LAPD, “K” desenterra um segredo há muito escondido,, com o potencial de mergulhar o que resta da sociedade no caos. K também tem a missão em encontrar Rick Deckard, um ex-Blade Runner, que está desaparecido há mais de trinta anos. Conseguiu vencer dois Oscar e dois BAFTA, em “Cinematrografia” e “Efeitos Visuais”.

O Predador – 7 de Setembro de 2018

Um dos atores originais do Predator de 1987, Shane Black, volta à série, mas agora como diretor para o recente renascimento da série, com a ação a decorrer nos subúrbios da América atual, onde uma equipa de soldados enfrenta um par de Predadores. Embora muito aguardado antes do lançamento, “The Predator” teve uma receção muito mista entre os fãs e os críticos, acabando por não conseguir grandes números nas bilheteiras. No entanto, os fãs com olhos de águia notarão pequenas referências aos dois primeiros filmes Predator, bem como um aceno notável para a série Alien na forma de uma cauda de Xenomorfo que foi construída numa lança.

O Predador: Primeira Presa – 5 de Agosto de 2022

Prey (nome original) é o quinto filme da série Predator e é para já a última entrada nesta lista. É uma prequela dos quatro primeiros filmes da saga Predator. A ação decorre nas Grandes Planícies do Norte da America em 1719. O filme é dirigido por Dan Trachtenberg e escrito por Patrick Aison. A história gira em torno de Naru (Amber Midthunder), uma habilidosa guerreira Comanche, que se esforça para provar que é caçadora. Ela vê-se a ter de proteger a sua tribo de um alienígena cruel que caça humanos por desporto, bem como de comerciantes de peles franceses. Prey é já também o filme da série com a melhor pontuação nos sites de avaliação, ultrapassado apenas pelo primeiro filme de 1982.

Aliens: Romulus – 16 de Agosto de 2024

“Aliens: Romulus” é um próximo filme de terror de ficção científica americano dirigido por Fede Álvarez e co-escrito por Álvarez e Rodo Sayagues. É uma parcela independente da série Alien e o nono filme no geral, ambientado entre os eventos de Alien e Aliens.

A história tem sido mantida em segredo e o pouco que se sabe é: “Jovens de um mundo distante devem enfrentar a forma de vida mais aterrorizante do universo.”

Deverá estrear em 16 de Agosto de 2024. Faltam:

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