AstronomiaCéu NocturnoCometas

Cometa: C/2023 P1 (Nishimura)

O cometa C/2023 P1 (Nishimura) foi descoberto no dia 12 de agosto de 2023 pelo astrónomo amador Hideo Nishimura. Este cometa fará a sua passagem mais próxima do Sol, conhecida como periélio, no dia 18 de setembro de 2023, a uma distância de 34 milhões de quilómetros (ou 0.23 Unidades Astronómicas).

Cálculos recentes sugerem que o cometa C/2023 P1, possa ser um cometa periódico com um período orbital de cerca de 300 anos. Isso é uma boa notícia para os astrónomos, pois significa que o cometa poderá ser observado novamente no futuro.

Estatisticamente, os cometas que fazem a sua primeira aproximação ao Sol são os mais propensos a desintegrar-se. Isso ocorre porque a passagem pelo periélio, o ponto mais próximo do Sol na sua órbita, pode causar grandes perturbações no núcleo do cometa, fazendo com que ele se fragmente. No entanto, a cada passagem perihélica sucessiva, o núcleo do cometa torna-se mais robusto, pois é exposto a temperaturas e radiações mais intensas. Isso ocorre porque os cometas são compostos de gelo, poeira e rochas que, ao sublimarem, liberam gases que ajudam a manter o núcleo unido.

Como o cometa C/2023 P1 já fez a sua primeira aproximação ao Sol noutra passagem, ele tem agora uma melhor hipótese de sobreviver à sua jornada ao perihélio na sua próxima passagem. No entanto, isso não significa que seja certo que ele não se desintegre. Ainda há muitos fatores que podem contribuir para a desintegração de um cometa, como a composição do núcleo, a velocidade e o ângulo da sua órbita.

Durante a sua trajetória, o cometa estará mais próximo da Terra no dia 13 de setembro de 2023, a uma distância de 128 milhões de quilómetros (ou 0.85 Unidades Astronómicas).

A maior luminosidade ocorrerá no dia 17 de setembro, quando o cometa deverá atingir a magnitude 5, o que poderá torná-lo visível a olho nu. Nesse dia, para quem estiver no Hemisfério Norte, as tentativas de localizar o cometa C/2023 P1 (Nishimura) no céu – que estará na constelação de Virgem – devem ser feitas logo após o pôr do sol, pois o seu ocaso é cerca de uma hora após o Sol.

Onde encontrar C/2023 P1 (Nishimura)?

5 de setembro: (mag 5,2, elong. 27,7°) entra na constelação de Leão.

6 e 7 de setembro – antes do sol nascer: (mag 4,9, elong. 26,3°) passa perto da estrela Ras Elased Australis (mag 3,0) na constelação de Leão
9 de setembro – antes do sol nascer: (mag 3,9, elong. 21,2°) passa a 0°33′ da estrela Adhafera (mag 3,4) na constelação de Leão.

13 de setembro: (mag 2,8, elong. 15,5°) atinge a sua aproximação mais próxima da Terra a uma distância de 0,85 UA e passa a 1°38′ da estrela Zosma (mag 2,6) na constelação de Leão. Visível após o pôr do Sol, mas muito baixo no horizonte.

14 de setembro – após o pôr do Sol: (mag 2,2, elong. 12,7°) com uma altitude de 7º passa a 0°6′ da estrela Denebola (mag 2,1) na constelação de Leão.
15 de setembro – após o pôr do Sol: (mag 1,9, elong. 12,1°) entra na constelação de Virgem.
17 de setembro – após o pôr do Sol: (mag 1,8, elong. 12,2°) atinge o periélio na constelação de Virgem.
21 de setembro – após o pôr do Sol: (mag 2,7, elong. 14,0°) passa a 1°23′ da estrela Porrima (mag 2,7) na constelação de Virgem. Muito baixo no horizonte.

Mais mapas úteis para localizar o cometa mais em baixo.

Dia 17 de Setembro 2023, após o pôr do Sol. Talvez seja a melhor oportunidade de observar o cometa a olho nu.
Mapa de Brilho
Localização entre 25 de Agosto e 5 de Setembro
Localização entre 5 e 18 de Setembro
Localização entre 15 e 28 de Setembro

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
João Clérigo - Photography
Fechar

AdBlocker Detetado
AdBlocker Detected

Por favor ajude este website permitindo a visualização de alguns anúncios. Obrigado. Please help this website allowing the view of some advertising. Thank you!