Segue texto publicado no Boletim RNOA #8 de Agosto de 1996, unicamente para memória futura.
«O Centro de Recursos e Animação Pedagógica da Câmara Municipal de Leiria, colocou em execução um projecto de Astronomia prática em algumas escolas secundárias do concelho.
Este projecto coordenado contempla a medição da altura do Sol, do equinócio de Março ao Solstício de Junho, desenvolvendo-se no âmbito da dinamização do STARLAB e das comemorações dos 500 anos da impressão da “Almanach Perpetuun”, em Leiria.
Os objectivos plenamente conseguidos tinham por fim :
- Proporcionar aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico uma experiência de investigação prática, com meios e processos simples e acessíveis.
- Proporcionar-lhes uma ocasião de cooperação com colegas de outras escolas, no âmbito da investigação.
- Permitir-lhes a reprodução de técnicas antigas de medições de alturas do Sol e das estrelas.
- Familiarizá-los com o conceito de latitude.
- Evidenciar-lhes a relação entre a altura do Sol e as estações do ano.
Neste projecto os alunos construíram quadrantes com que mediram a altura do Sol durante todo o período previsto, de onde foram tirados os dados necessários à construção de gráficos conforme aquele que publicamos na página seguinte.
Assim estiveram envolvidas 5 escolas das quais 3 do concelho de Leiria (Escola n.º 6 de Leiria, Escola dos Apariços de Leiria, Escola da Guimarota igualmente de Leiria) e ainda a Escola de Lages de Silgueiros de Viseu e a Escola n.º 4 das Caldas da Rainha.
Os dados obtidos foram efectuados com o quadrante construído pelos próprios alunos ou pelo método de medição da sombra ao meio dia solar.
Apraz-nos registar com agrado esta iniciativa que coloca os alunos em contacto pratico com a Astronomia, esperando que a partir destes projectos simples possam nascer outros de maior âmbito tornando mais interessante a astronomia em Portugal.
È dentro desta perspectiva que a RNOA está em contacto com os dinamizadores destas iniciativas, com o propósito de poder dar o apoio possível a eventuais projectos de construção de pequenos telescópios a executar nas escolas pelos alunos .
Esperamos assim contar dentro em breve com mais alguns pequenos instrumentos de observação nas nossas escolas que decerto farão a delicia de muitos jovens e também (porque não) de alguns adultos.»