AstronomiaBlogMemória Futura

Para memória: Fomos voar com o Cometa Hale-Bopp

Segue texto editorial publicado no Boletim RNOA #17 de Maio de 1997, unicamente para memória futura.

«Conforme foi publicado no último boletim, estava prevista mais uma acção de divulgação junto dos meios de comunicação social, que compreendia uma viagem de avião (um Hércules C-130) gentilmente cedido pela Força Aérea Portuguesa, com o intuito de mostrar a todos a espectacularidade do cometa mais brilhante deste século, o Hale-Bopp.

Apesar de todos os contra tempos foi possível organizar tal acção de divulgação no dia 3 de Abril e que contou com a presença do Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia, o Chefe do Estado Maior da Força Aérea e ainda o Presidente da

Câmara Municipal da Marinha Grande, bem como todos os órgãos de comunicação social nacionais (TV´s , rádios e Jornais).

A ideia original do nosso colega José Salavisa pode assim ser concretizada, proporcionando a cerca de uma centena de pessoas a bordo do avião, imagens de um cometa fascinante num céu límpido, isento de qualquer poeira ou poluição luminosa.

Podemos ver (da esquerda para a direita) o Prof. Cândido Marciano (Chefe de Gabinete do Sr. Ministro), o Exmº Ministro da Ciência e Tecnologia (Mariano Gago), e o Chefe de Estado Maior da Força Aérea.
Podemos ver (da esquerda para a direita) o Prof. Cândido Marciano (Chefe de Gabinete do Sr. Ministro), o Exmº Ministro da Ciência e Tecnologia (Mariano Gago), e o Chefe de Estado Maior da Força Aérea.

Das organizações envolvidas, a RNOA juntamente com APAA era uma das que sempre esteve na primeira linha nesta acção de divulgação, tendo-lhe sido concedido tal e qual como as outras organizações envolvidas a disponibilidade de 20 lugares a bordo do C-130.Das organizações envolvidas, a juntamente com era uma das que sempre esteve na primeira linha nesta acção de divulgação, tendo-lhe sido concedido tal e qual como as outras organizações envolvidas a disponibilidade de 20 lugares a bordo do C-130.Serão pois, inesquecíveis os momentos vividos em franca camaradagem a bordo do C-130 onde o protagonista principal era o cometa Hale-Bopp, guardá-los-emos como um marco na historia da Astronomia de Amadores em Portugal.

Queremos aqui agradecer a gentileza e a prontidão com que a Câmara Municipal da Marinha Grande, acedeu ao convite de participação nesta acção, disponibilizando um Autocarro para transporte dos membros da RNOA e convidados.

Falando da acção de divulgação propriamente dita, temos a referir a especial forma com que Força Aérea Portuguesa nos recebeu, porque de facto foram excepcionais. Após um pequeno discurso de boas vindas, proferido pelo Chefe do Estado Maior da Força Aérea, foi a vez do Sr. Ministro igualmente dirigir algumas palavras a todos os presentes, salientando a acção que as nossas organizações (RNOA, APAA e MCUL) têm tido na divulgação da Astronomia em Portugal.

Procedeu-se de seguida à fase de embarque e respectiva partida para a operação que irá perdurar na memória de todos aqueles que viveram a “observação” do cometa Hale-Bopp.

De facto a visão de um objecto celeste como este a partir da cabina de pilotagem do C-130 foi algo que nos deixou fascinados, porque foram criadas as condições ideais de observação, isentas que qualquer poluição material ou luminosa, não necessitando os observadores de qualquer ajuda óptica para distinguir perfeitamente contra o fundo negro do céu as duas caudas (a de poeiras e a iónica) de que há muito se falava.

Já lá «em cima», todos espreitaram pelas pequenas janelas do C-130 para ver o tão esperado cometa. «Epá, apaga a luz!»
Já lá «em cima», todos espreitaram pelas pequenas janelas do C-130 para ver o tão esperado cometa. «Epá, apaga a luz!»

Achamos que todas as organizações envolvidas, ficaram satisfeitas por duas razões: A primeira é a observação de um cometa em condições até agora nunca conseguidas em Portugal. A segunda foi a ampla divulgação que os órgãos de comunicação social deram ao acontecimento, levando assim a todos o conhecimento das associações de Astrónomos Amadores existentes em Portugal.

No final, mais uma vez a Força Aérea Portuguesa, não deixou os seus créditos por mãos alheias, presenteando-nos com um bem vindo “Copo de Água”, dando assim resposta a uma das “necessidades primárias” que já se fazia sentir, a todos o nosso muito obrigado.

A RNOA aproveitou ainda esta oportunidade para estabelecer alguns contactos com as organizações envolvidas e nomeadamente com o Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia, servindo para informar o representante do Estado, de que apesar das formalidades por ele já cumpridas, no sentido da realização das promessas de fornecimento de material informático e equipamento de observação (binóculos e telescópios), até ao momento ainda não tinha sido dadas quaisquer indicações para a realização de tais promessas, ficando deste modo algo comprometidas futuras acções de divulgação nomeadamente a “Astronomia no Verão 97”.

O Exmº Ministro da Ciência e Tecnologia (Mariano Gago), a ser entrevistado, pelos órgãos de comunicação social, depois da descida do C-130.
O Exmº Ministro da Ciência e Tecnologia (Mariano Gago), a ser entrevistado, pelos órgãos de comunicação social, depois da descida do C-130.

Era pois essencial que o equipamento de observação fosse distribuído a tempo de forma que pudesse-mos continuar o trabalho de divulgação em que nos temos empenhado. Aguarde-mos pois que os responsáveis cumpram o seu dever a tempo de forma que todos possamos beneficiar da ajuda que o Ministério da Ciência e Tecnologia na pessoa no Sr. Ministro Mariano Gago nos concedeu.»

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
João Clérigo - Photography
Fechar

AdBlocker Detetado
AdBlocker Detected

Por favor ajude este website permitindo a visualização de alguns anúncios. Obrigado. Please help this website allowing the view of some advertising. Thank you!