AstronomiaAstronomiaBlog

Astronomia no Verão 1997

“ad futuram memoriam” ou “para memória futura” de uma artigo de opinião publicado no Boletim RNOA de Outubro de 1997, sobre o sucesso que foi a campanha de Astronomia no Verão de 1997.

João Clérigo

Por todo o país soam as vozes de contentamento dos participantes e dos monitores envolvidos nesta acção promovida pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia).

O encerramento oficial desta actividade de verão (com mais tempo mau do que bom em maior parte dos locais), teve lugar na cidade de Leiria no dia 20 de Agosto, onde o ministro Mariano Gago esteve presente.

A actividade científica “pode ser popular”, constituindo uma importante “fonte de motivação para gente de diferentes idades e profissões”, comentou o ministro da Ciência e Tecnologia.

Astronomia no Verão 1997
Astronomia no Verão 1997

Mariano Gago, na sua participação, junto à Fonte Luminosa de Leiria, na sessão de encerramento formal do programa “Astronomia no Verão/97”, disse que “a sociedade quer saber e aprender”, acontecendo uma “explosão” de interesse desde que “se sublinhe que é importante a actividade que um conjunto de pessoas dedicadas quer fazer em prol dos outros”.

Segundo o membro do Governo, “isto acontece na ciência como acontece no teatro ou na música”, estando assim justificado o sucesso do programa “Astronomia no Verão” que, para alem de milhares de observações astronómicas proporcionadas a gente de todo o país, terá contribuído para “uma grande renovação do associativismo” no sector, “estando a passar-se nesta área o que se passa noutras, como na defesa do Ambiente”.

Já está garantido que em 1998 teremos a continuação do programa, com Mariano Gago a expressar o desejo de que as iniciativas se alarguem a todo o ano, na certeza de que “a oferta cultural nas cidades do país passa pela divulgação científica, e na divulgação científica passa pela Astronomia, como actividade lúdica e cultural”.

Uma das grandes apostas do Ministério da Ciência e da Tecnologia é a dotação de todos os distritos do país de centros fixos da “Rede Ciência Viva”.

Astronomia no Verão 1997
Astronomia no Verão 1997

“O primeiro centro foi inaugurado no início de Agosto no Algarve e já teve muitos milhares de visitantes”, disse Mariano Gago, acrescentando que o objectivo do seu gabinete e’ “nos próximos dois anos, cobrir a quase totalidade dos distritos do país, em parceria com as autarquias e entidades de cariz científico e educacional”.

Serão “centros interactivos de ciência para o grande publico, com especial atenção aos mais novos”, explicou o governante.

Segundo o presidente da RNOA, terão passado pelos telescópios do distrito de Leiria, este ano e só no mês de Agosto, quase uma dezena de milhar de pessoas, possibilitando a observação de planetas (desde Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno), enxames de estrelas, galáxias e nebulosas.

Neste último dia do encerramento contou-se ainda com a presença do miniplanetário dirigido pelo prof. Paulo Simões, o Prof. Máximo Ferreira com o Observatório Móvel, o qual percorreu Portugal de “fio a pavio”, e ainda a presença da Dr. Rosália Vargas e Prof. Cândido Marciano do Programa Ciência Viva. Os visitantes à tenda que a RNOA disponibilizou, puderam dispor de uma mostra de imagens de Marte e Internet com livre acesso, onde durante toda a sessão, visitantes podiam viajar no ciberespaço científico. Ainda na tenda podia-se observar trabalhos efectuados pelo projecto ASTRONOMIA NAS ESCOLAS, de entre os quais a construção de telescópios.

Astronomia no Verão 1997
Astronomia no Verão 1997

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
João Clérigo - Photography
Fechar

AdBlocker Detetado
AdBlocker Detected

Por favor ajude este website permitindo a visualização de alguns anúncios. Obrigado. Please help this website allowing the view of some advertising. Thank you!