Para memória: Astrofesta 1996 – Barragem do Roxo – Aljustrel

Segue texto publicado no Boletim RNOA #10 de Outubro de 1996, unicamente para memória futura.

«Realizou-se pela 3ª vez consecutiva mais uma ASTROFESTA que teve o seu ponto de encontro a 24 e 25 de Agosto na Barragem do Roxo em Aljustrel. Organizado pelo departamento de Astronomia da Associação de Apoio ao Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e supervisionada pelo prof. Máximo Ferreira, a ASTROFESTA ‘96, pode contar com a participação de algumas centenas de entusiastas, que ao longo de 2 dias puderam conviver, trocar ideias, criar novas amizades e sobretudo divulgar junto dos meios de comunicação social, este ramo da ciência ainda tão pouco divulgado em Portugal.

Foi realmente um prazer encontrar velhos e novos amigos cuja única “paixão” é a pratica da Astronomia.

A RNOA como “Associação” esteve pela 1ª vez presente, tendo feito deslocar para o local alguns membros com material de apoio e observação, onde se juntaram participantes dos mais diversos pontos do país. Assim pudemos ter o prazer de contactar directamente com alguns dos nossos membros, trocar ideias, e até inscrever novos associados o que muito nos honrou.

Para os que não puderam estar presentes por qualquer razão, aqui deixamos o conselho: “Não percam a próxima ASTROFESTA“.

Dos contactos registados apraz-nos referir a presença de um grupo de jovens da Nazaré, que estiveram igualmente connosco na iniciativa “Astronomia na Praia“, e que começam agora nas lides da Astronomia de Amadores, e ainda a presença, desta vez mais pronunciada, da A.P.A.A. (Associação Portuguesa Astrónomos Amadores), a quem aproveitamos para endereçar os nossos parabéns pelos 20 anos de vida associativa, comemorados com mais uma edição do seu boletim, desta feita o n.º 97 .

Desta edição destacamos alguns artigos que pelo seu conteúdo não devem deixar de ler. Trata-se do trabalho realizado por Jorge Quaresma sobre a observação visual do Sol, muito bem documentado com gráficos acerca da evolução das manchas solares. Outro artigo em destaque intitula-se “Astro Quiz” , da autoria de A. Cidadão, tratando-se de uma serie de imagens de CCD sobre o eclipse da Lua e ainda imagens dos cometas Hyakutake e Hale-Bopp.

Por último um artigo bastante interessante e que “subscrevemos” totalmente, da autoria de A. Magalhães e Paula Tadeu, que cujo titulo é “A Astronomia e Astrologia (que relações)”. Neste artigo, que só lido, são referenciadas as óbvias diferenças entre a Astronomia e a pseudo-ciência a Astrologia.

No aspecto geral a ASTROFESTA ‘96, correu dentro dos limites do esperado, embora talvez com uma participação inferior em relação ao ano passado em Constância, facto que se deve provavelmente à localização um pouco distante para os eventuais participantes da região Norte.

No entanto os que puderam estar presentes, foram brindados com uma excelente noite de observação “È que o céu do Alentejo é realmente fantástico”, bem diferente daquele a que estamos habituados cheio de poluição, quer industrial quer luminosa.

De facto os telescópios mantiveram-se no activo bem mais tempo do que nos anos anteriores, tendo alguns membros da RNOA feito a “directa” desde o pôr até ao nascer do Sol, onde os “actores“ da noite foram a Lua, Júpiter, Saturno, alguns enxames e nublosas, e mais tarde já pela madrugada, Marte, Orion e sem duvida a espectacularidade do brilho e imagem de Vénus, que realmente nessa noite estava fascinante.

Arrumado o material, resta esperar pela próxima ASTROFESTA que esperamos irá certamente contribuir para a divulgação da Astronomia em Portugal.

Não queremos acabar sem deixar uma nota para a comunicação social, que apesar da cobertura deste acontecimento deixar muito a desejar, pelo menos uma empresa de Televisão esteve presente dando algum destaque nos noticiários da noite.

Certamente que, se o espaço e a atenção dada pela comunicação social à pseudo-ciência Astrologia, fosse dado à Astronomia, a situação seria bem diferente.

Contudo este ano de 1996 está a ser bastante fértil em acontecimentos de astronomia, recordamos aqui para além da ASTROFESTA ‘96, tivemos a visita do espectacular cometa Hyakutake, os eclipses totais da Lua a 3 / 4 de Março e 26 / 27 de Setembro, o eclipse parcial do Sol já a 12 deste mês de Outubro, a visita do cometa Hale-Bopp, a inclusão da Astronomia nos programas escolares e claro o acontecimento do ano nesta matéria em Portugal durante o mês de Agosto a “Astronomia na Praia“, que se pensa ter feito participar entre 80.000 a 100.000 pessoas de Norte a Sul do país.

Esperamos sinceramente que este ano de 1996 constitua a viragem que a Astronomia de Amadores em Portugal estava a precisar.

A tenda da RNOA na Asttrofesta ‘96
Exit mobile version